sábado, 16 de outubro de 2010

PERHAPS

Parei outro dia pra consertar o pneu do carro numa borracharia à beira da BR perto da Mata do Amém. Dia de sol, perto das 10h, feliz pois já era a quarta borracharia que procurava. Nas outras, os borracheiros não se encontravam, ouvi que chegavam depois das 10h...
O borracheiro que me atendeu, era um senhor de uns 60 anos, sofrido, mas atento e de uma simpatia gratuita, porém séria. Enquanto preparava o macaco para suspender meu carro viu minha placa de Fortaleza e disse:

_ Você é do Ceará. Já ouvi muito que cearense não presta, mas não concordo, gente ruim tem em todo lugar.

Minha cabeça armou pra retrucar, aquilo não podia ficar barato. Que história é essa que cearense não presta, assim, na lata, na minha frente?! E o meu orgulho? Mas me segurei e fui salvo pelos dois segundos em que não disse nada e o senhor recuperou o fôlego pra continuar sua fala:

_ Eu conheci um cearense, cara muito legal, há muito tempo atrás. Foi meu cunhado. Era noivo de minha irmã. Morávamos no Rio, toda família tinha se mudado pra lá. Eles iam casar e antes ela morreu. Eles tinham um dinheiro guardado na caderneta de poupança pra construirem a casa deles e minha família não queria deixar ele ficar  com o dinheiro. Um irmão disse que se desse o dinheiro para ele, ele sumiria. Mas convenci meus pais a irem ao banco comigo tirar o dinheiro e entregá-lo para o meu cunhado. Para surpresa deles ele não sumiu, mas pegou o dinheiro e construiu um túmulo de mármore para minha irmã, um patrimônio... depois do enterro ele foi embora, e nunca mais soubemos notícias dele. Ele era um cara honrado. Uns anos depois tentei encontrá-lo mas não consegui.

Ontem alguém me disse a respeito do filme Mr. NOBODY (post anterior) que o que importa é o caminho e não a chegada. A chegada é só o fim e no fim as cortinas se fecham...

Fiquei pensando no que teria pensado o cara que construiu o túmulo de mármore antes de desaparecer pra sempre. A festa de casamento poderia ter sido muito bonita, poderia.

http://www.youtube.com/watch?v=x3xYXGMRRYk


Tenham um bom sábado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário