terça-feira, 2 de novembro de 2010

Preconceito contra nordestinos e o acirramento da onda neo conservadora.

Já é lugar comum a compreensão que o acirramento da última campanha eleitoral trouxe à cena um forte sentimento conservador e mesmo reacionário de amplos setores da sociedade brasileira. Felizmente, rechaçados pelo voto massivo em Dilma.
Uma das demonstrações mais impressionantes do alcance desse espectro ideológico pôde ser sentido na manifestação de ódio aos nordestinos divulgado pelo Twitter.
Considero que acompanharemos um forte embate entre idéias de Esquerda e de Direita  (quiçá, extrema direita) nos próximos quatro anos, estará em jogo uma definição ampla de brasilidade, ecos da onda Serra...



Peguei aqui: http://kioshi.blogspot.com/2010/11/xenofobia-no-twitter-contra-nordestinos.html







Preconceito no Twitter contra nordestinos após Dilma ter ganho


Update: inclusão de um print do Facebook, se eu achar mais eu coloco. O post poderia se chamar 'um dia inteiro do @kioshi procurando preconceito no Twitter, rs.


(Mudei o título do post porque xenofobia pode não ser aplicável no caso, por ser entre pessoas do mesmo país, pelo que pesquisei e devido a um comentário que me alertou disso)


P.S.: Sou paulistano, mas completamente intolerante ao preconceito. Minha mãe nasceu em Pernambuco mas isso não faz diferença nenhuma na minha atitude de postar esses casos ou não. Quem quiser me mandar imagens ou links, maumauz@ig.com.br


Preconceito dá cadeia


Delegacias de Crimes Eletrônicoscliquem neste link

Denuncie pela SaferNet (ONG)http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Site da Procuradoria Geral da Repúblicahttp://www.pgr.mpf.gov.br/

Lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente:

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.


(Clique nas imagens para ampliar)
  


Quem quiser divulgar via twitter é só comentar nesta imagem: http://twitpic.com/32tieh

A agora famosa Mayara Petruso também atacou no facebook:



Update - Mais um lamentável caso de preconceito e racismo no Twitter:



E mais dois, jesus.... Cansei de ficar botando no twitpic:


 

Ah se preparem que encontrei mais:






Pra finalizar, quem acha que a Dilma foi eleita só por causa do Norte/Nordeste (o que propiciou toda essa ignorância) é que não viu os números, já que Serra não teve larga vantagem nem em SP e RS, e teve só em torno de 40% em estados como MG e RJ, quatro estados que poderiam ter decidido a favor de Serra facilmente, números não mentem: http://goo.gl/NABF


NOTA DO DE SONS E TEMPOS: 

1.) TIVE QUE EDITAR O TAMANHO DO POST POIS A IMAGEM DOS XINGAMENTOS AOS NORDESTINOS, AINDA POR CIMA, PESAVAM EXCESSIVAMENTE NA HORA DE CARREGAR A PÁGINA. 
QUEM SE INTERESSAR PODE ACESSAR O BLOG NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO: http://kioshi.blogspot.com/2010/11/xenofobia-no-twitter-contra-nordestinos.html

2.) UM PONTO DE VISTA TAMBÉM MUITO INTERESSANTE SOBRE A QUESTÃO NO BLOG DOS PERRUSI, PASSA LÁ: http://www.blogdosperrusi.com/2010/11/01/a-nova-raca-inferior/

Nenhum comentário:

Postar um comentário