segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lugares, Decadência, Esquecimento: "Exploração Urbana"


Outro dia, procurando imagens sobre Detroit, Michigan depois da decadência da indústria automobilística que cresceu ali e praticamente desapareceu  nesta cidade, encontrei um blog curiosíssimo, que tem por objeto as ruínas urbanas, as mais diversas, casas, castelos, edifícios militares, fábricas, prisões etc. O nome é bem apropriado, Exploração Urbana,  sítios esquecidos pelo progresso das grandes cidades, lugares nos quais só as ruínas decadentes permanecem testemunhas de momentos de atividade frenética, vigor econômico e, porque não, glória de locais hora esquecidos do mundo. Talvez mudos pra sempre em sua lenta dissolução.
Reparando com mais atenção, além da beleza das fotos em si, há também bastante poesia em tudo isso, interrogações sobre a duração, o sentido, a percepção e vivência do tempo. Uma pergunta que me fiz frente a tudo que pude ver depois de algumas olhadas em alguns ambientes retratados pelo blog foram: o que pensavam as pessoas que viviam nesses lugares? Como eles achariam que seria o futuro? No que me diferiria delas frente a tudo isso, eu, homem do futuro, com minhas fraquezas, dúvidas e medos?
Fica o convite pra visitar o futuro inexorável das coisas que fizemos e elaboramos com tanto esmero, lembrando o velho Marx, "tudo que é sólido, desmancha no ar"...

link: Exploração Urbana

           







Nenhum comentário:

Postar um comentário