domingo, 12 de junho de 2011

Bicicletada Pelada: Cidade do México 2011



Continua aumentando pelo mundo as adesões ao movimento pela paz no trânsito e redução das emissões de carbono pelos carros, World Naked Bike Ride (WNBR), nesse sábado foi a vez dos mexicanos tirarem a roupa em favor das bicicletas. Ninguém pode negar a eficiência da ideia de exposição da fragilidade do corpo sem proteções, sem falar,  da óbvia atenção que chama para a causa do ambiente e acessibilidade. 
Já em Santiago, no Chile, a Polícia reprimiu o peladismo e prendeu por atentado à moral, sete manifestantes que chegaram a ficar totalmente nus. Muito parecido com o que acontece em terras tupiniquins. E por aqui, quando o protesto vai ganhar "corpo"? E mais, a luta por uma cultura de respeito ao pedestre e ciclista vai se fazer presente e não apenas uma notícia exótica que vem de lugares distantes?
Além de tudo o negócio é muito divertido!

fonte: Terra


O movimento pacifista World Naked Bike Ride (WNBR) realizou neste sábado uma mobilização ciclonudista em vários pontos do México para exigir respeito aos ciclistas nas estradas, assim como conscientizar sobre o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.
Sob o lema "Desnudos sim nos vêem", a manifestação percorreu o Distrito Federal e as cidades de Guadalajara (Jalisco) e Morelia (Michoacán) simultaneamente, com centenas de participantes sobre rodas que transitaram ruas e avenidas completamente pelados, e os mais conservadores com peças íntimas.
Muitos manifestantes chegaram antes da hora da largada para se pintarem com maquiagem corporal e fazer cartazes em alusão ao protesto. "Viemos nus porque assim estamos diante do tráfico, vulneráveis e indefesos já que os motoristas sempre violam nossos direitos nas estradas", disse o ciclista Marco Delgado.
O objetivo também é promover uma consciência ecológica para que as pessoas se informem sobre os benefícios do ciclismo para o meio ambiente e para a saúde, além de passarem a questionar a excessiva dependência de combustíveis fósseis na sociedade.
Segundo dados da Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, 1,3 mil pessoas acompanharam o percurso, embora a organização do evento tenha registrado apenas 624. O WNBR é uma manifestação civil mundial cujo primeiro protesto foi em Vancouver, Canadá, em 2003. A partir de então, outras 70 cidades de 20 países aderiram à causa e realizam todos os segundos sábados de mês junho um percurso em bicicleta.
Milhares participaram do passeio ciclístico que percorreu as principais avenidas da Cidade do México  Foto: AP
Ativistas em Londres colocam o presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro do Reino Unido no protesto bem-humorado  Foto: AFP
Manifestante em Londres protesta contra as emissões de gases poluentes  Foto: AFP
Na Holanda, o protesto foi mais focado contra a indústria de petróleo e o uso de automóvel  Foto: AFP
Na cidade do México, manifestante quer mais precaução no trânsito  Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário