quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bolha Imobiliária Brasileira: crescimento no fio da navalha


Estamos vivendo um momento ímpar de nossa história, olhamos para o desempenho de nossa economia e somos tomados de júbilo quando constatamos que entraremos 2012 como a sexta potência econômica do planeta. Tudo bem, se não vivêssemos em uma ordem (caos) capitalista onde tudo que sobe, tem que descer logo depois, em um ritmo cada vez mais acelerado. Processo na qual trilhões de dólares (reais, euros etc) são queimados a troco do desespero real de milhões de seres humanos.
Seguem dois vídeos pra pensar um pouco nas cenas dos próximos capítulos da realidade econômica brasileira. Sabem a tão badalada e super poderosa Espanha do começo dos anos 2000? Pois é, vejam como está agora e qual foi o processo de ascensão e queda de seu desempenho, de vedete da zona do Euro a alvo número um das agência de rating : qualquer semelhança com nossos processos internos, não é mera coincidência! Ou você não reparou na explosão dos preços dos imóveis por aqui nos últimos cinco anos?!...
Antes de concluir, um perguntinha: como é possível ser sexta potência econômica mundial e ter ao mesmo tempo o 84º lugar em relação ao IDH entre 180 países pesquisados?



Nenhum comentário:

Postar um comentário