segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Let's Rock? Air (Moon Safari)



Os franceses do Air são uma referência básica hoje na cena eletropop francesa e mundial. Se tornaram figurinhas carimbadas em shows e festivais no Brasil. Sua música retrô espacial, se mostra francamente tributária de algumas referências básicas da cultura pop francesa, como a base melodiosa e romântica de Serge Gainsbourg, o ambiente onírico e as sugestões de aventura da Novelle Vague. Se dirigindo para outras fronteiras geográfico temporais, flertam abertamente com a música robótica dos alemães do Kraftwerk em seus momentos mais harmônicos, além claro, da presença marcante da bossa nova. 
O som da Air necessariamente precisa estar associada ao sonho, sua audição numa perspectiva mais objetivista, certamente pode obstruir grande parte do potencial das viagens oferecidas pelo duo Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel. 
Considero o disco Moon Safari de 1998, o mais inspirado e melhor produzido. Nele todas as refências apontadas anteriormente funcionam de forma magistral, além de trazer um toque das canções de rádio italianas dos anos1970, marcadamente definidas por sintetizadores e suaves sequenciadores que nos trazem aquele gostinho de felicidades escondidas, momentos desejados e poesia por ser escrita. Enfim, uma ideia de romance sem pieguices, um flerte com o trip hop, sem melancolia, mas com desejo.
Recomendo ouvir tomando vodka, num quarto escuro e volume no máximo.
Curtam!







Um comentário:

  1. Gosto muito destas: http://www.youtube.com/watch?v=6BD2qnBozvE&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Oei7SYOYodI&feature=relmfu

    Você sempre com ótimas dicas musicais!

    ResponderExcluir