domingo, 31 de maio de 2020

Marina

 Ilustração: Rossana Bastos-Krohmer

Marina ouvia os barulhos cada vez mais ruidosos que vinham das quadras próximas a sua casa, gritos, sirenes da polícia, explosões. Durante a pandemia, apesar das incertezas e ansiedade do momento, estava em segurança em sua casa em home office.

Envolvida em seu trabalho ajudava dezenas de projetos de educação voltados para jovens em situação de vulnerabilidade em comunidades ao redor do mundo.

Ela mesma imigrante em um país rico, cresceu numa dessas inúmeras comunidades. Sem chances, a única da família a estudar e, milagrosamente, se formar. Seus amigos de infância quase todos mortos de bala ou vício, no tráfico ou pela polícia. Suas amigas engravidaram cedo e nunca tiveram chance. Não muito diferente do que ocorria no país onde morava agora.

 Ilustração: Rossana Bastos-Krohmer

Marina, era uma sobrevivente. Nunca esquecera, pois, impossível. Negra, trazia na pele a cor da luta de quem teve que enfrentar um sistema feito pra moer gente, como ela.

Nas últimas semanas a angústia, dor e a revolta se tornaram insuportáveis pelas notícias das estatísticas inaceitáveis de negros pobres vítimas da doença. Dois dias atrás um negro pobre fora brutalmente morto pela polícia por motivo nenhum. A revolta tomou as ruas, como também a repressão violenta. Injustiça e opressão eram velhas conhecida sua e de sua gente, em todos os lugares.

O barulho do protesto chegara à porta do seu prédio.

Marina foi para as ruas lutar por justiça.

Cidade do México
Quarentena



16 comentários:

  1. Belo textp e ilustrações. Empatia e amor para o mundo. Não podemos calar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Raquel, Empatia e amor são o caminho, Marina tb concordaria! Obrigado pela visita e gentis comentários.

      Excluir
  2. Que lindo e de uma sensibilidade tocante. Amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O universo de Marina é envolvido por sensibilidade. Valeu pela leitura. Volte sempre.

      Excluir
  3. Que história comovente e continua a luta como sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perseverar na luta mantendo a nossa humanidade é uma (difícil)arte. Sigamos! Obrigado pela leitura e comentário.

      Excluir
  4. Obrigada Dave pelo convite de participar de um projeto tão importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço! Que venham novas parcerias e novas histórias.

      Excluir
  5. Excelente texto, traz vários temas e principalmente a realidade atual. Ideal para ser usado também em sala de aula pela riqueza de idéias. Parabéns também pelas ilustraçoes de Rossana Bastos Krohmer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Eliziane. Espero que o texto traga inspiração para todos que tiverem contato com ele mais a frente. Até logo mais!

      Excluir
  6. A desgastante, mas necessária luta por algo que, em pleno sec. XXI, já deveria ser de todos. Dói ser negro, dói não poder viver, viver em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Chris, você sempre certeiro! Nunca perde a viagem. Fala pra contorcer a alma. Obrigado pela leitura.

      Excluir
  7. Que maravilha! Como é importante, principalmente nos dias de hoje, nos dedicarmos aos nossos semelhantes com pensamentos e ações positivas e fraternas. Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Nascimento, você pontua muito bem, solidariedade é uma condição muito rara nos nossos dias. Precisamos nos esforçar mais em nossa humanidade para termos viabilidade. Obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir