segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Série Cartas e Cinema (3): Central do Brasil - A Carta de Dora

Dora
O filme, Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Dora escreve para Josué. Sua última carta, a carta que encerra uma jornada. Cartas abrem novos mundos e também cerram caminhos. Trazem todos os sim e não que podem definir um ser humano. Na última carta de Dora ela se despede também de si mesma, toda partida é um ir também de algo de si, ela tem medo. A perda de si, mesmo que de uma pequena parte, pode ser algo assustador quando a isso chama-se vida. Dora teme ser esquecida. Quem escreve cartas, também.

Trilha sonora de Antônio Pinto.



"Josué,

faz muito tempo que não mando uma carta pra alguém, agora estou mandando esta carta pra você. Você tem razão, seu pai ainda vai voltar e com certeza ele é tudo aquilo que você diz que ele é. Eu me lembro do meu pai me levando na locomotiva que ele dirigia. Ele me deixou, uma menininha, dar o apito de trem a viajem todaQuando você tiver cruzando as estradas, no seu caminhão enorme, eu espero que você lembre que fui eu a primeira pessoa a te fazer por a mão num volante. Também vai ser melhor pra você ficar aí com seus irmãos, você merece muito, muito mais do que eu tenho pra te dar. No dia que você quiser lembrar de mim, dá uma olhada no retratinho que a gente tirou junto. Eu digo isso porque tenho medo, que um dia, você também me esqueça. Tenho saudade do meu pai. Tenho saudade de tudo.

Dora"





Para ouvir mais de Antônio Pinto clique: "Ausência"

Ps: Central do Brasil: Dica de Christian Palmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário